Translate

terça-feira, 25 de março de 2014

-Sugestão e caracteristicas especificas de Uso de cabos em situações

Uso especifico de cabos de rede em situações
·        Cabo coaxial tem muitas vantagens sobre o cabo de par trançado, mas também algumas desvantagens.

·        Tem uma grande gama de frequências que lhe permite transportar vários sinais, tornando uso dele ideal para muitos operadores de televisão.

·        Cada canal tem também uma maior banda larga que permite o vídeo de alta definição.

·        A blindagem reduz perda de sinal e outras interferências, permitindo um cabo com maiores comprimentos entre amplificadores.

·        Mas no entanto, cabo coaxial é mais caro para instalar, e ele usa uma topologia de rede que está sujeita a congestionar.


-Cabo par trançado:

·        As taxas usadas nas redes com o cabo par trançado são:
10 Mbps (Ethernet, quase não se usa mais)
100 Mbps (Fast Ethernet)
1000 Mbps (Gigabit Ethernet)

·        Os cabos pares trançados são muito comuns em equipamentos para internet banda larga como ADSL e televisão a cabo para ligar a placa de rede nos Hubs, Switch ou Roteador.

·        Estes equipamentos geralmente são instalados em redes domésticas através do cabo UTP


-Cabos Fibra
·        Cabos fibra óptica atravessam oceanos por meio de cabos submarinos.

·        Usar cabos para conectar dois continentes separados pelo oceano é um projecto monumental.


·        É preciso instalar um cabo com milhares de quilómetros de extensão sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas 

-Dispositivos de interligação de Redes

Dispositivos de interligação de redes
Repetidor

O repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes, pois eles amplificam e regeneram electricamente os sinais transmitidos no meio físico.
Os repetidores actuam na camada física (Modelo OSI), recebem todos os pacotes de cada uma das redes que ele interliga e os repete nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos.

Não podemos usar muitos deste repetidor em uma rede local, pois degeneram o sinal no domínio digital e causam problemas de sincronismo entre as interfaces de rede.
Repetidores são utilizados para estender a transmissão de ondas de rádio, por exemplo, redes wireless e telemóvel.

Hub
HUB ou Concentrador, é a parte central de conexão de uma rede. Muito usado no começo das redes de computadores ele é o dispositivo activo que concentra a ligação entre diversos computadores que estão em uma Rede de área local ou LAN. Trabalha na camada física do modelo OSI, ou seja, só consegue encaminhar bits.

Apesar de sua topologia física ser em estrela, a lógica é comparada a uma topologia em barramento por não conseguir identificar os computadores em rede pelos endereços IP.


Os diversos tipos de Hub:       

Hub activo

Um hub activo precisa estar ligado a uma tomada eléctrica, pois necessita de energia para amplificar o sinal que chega a uma porta antes de passá-lo para as outras portas.

Hub passivo

Um hub passivo serve apenas de ponto de conexão física. Ele não manipula ou verifica o tráfego que o cruza. Não reforça ou limpa o sinal. Um hub passivo é usado somente para compartilhar os meios físicos. Desta maneira, o hub passivo não necessita de energia eléctrica.

Switch

Um switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar frames entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os concentradores (hubs) e a principal diferença entre o comutador e o concentrador.

É o comutador que segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre pacotes de segmentos diferente ao contrário dos concentradores, cujas portas partilham o mesmo domínio de colisão.



 Router

Router  é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.


Routers são dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência. A principal característica desses equipamentos é seleccionar a rota mais apropriada para repassar os pacotes recebidos. Ou seja, encaminhar os pacotes para o melhor caminho disponível para um determinado destino.

Inicio Do Mod2- Meios de Transmissão


Cabos Eléctricos - [Cabo Coaxial]
                 - [Cabo de pares trançados]

Cabo Coaxial:
A Composição do cabo coaxial:

O cabo coaxial é formado por dois condutores separados e que são construídos por um material isolante. O primeiro condutor é o cobre, é mais rígido e está envolvido pelo segundo condutor, este está em forma de malha e normalmente de alumínio. Este segundo condutor, além de ajudar na transmissão é também responsável por proteger o primeiro condutor contra interferências magnéticas.

O cabo coaxial pode ser classificado de duas formas dependendo do material do condutor:
Quando este material é o alumínio o cabo é dito Cabo Coaxial Grosso (Resistência de 75 ohms, transmissão numa velocidade de até 10 Mbps a uma frequência de 10 GHz).



Quando esse material é cobre o cabo é dito Cabo Coaxial Fino (Resistência de 50 ohms, transmissão numa velocidade de até 10 Mbps a uma frequência de 2 GHz).




Cabo de Pares Trançados:
Existem três tipos de cabos Par entrançados:

Unshielded Twisted Pair - UTP ou Par Trançado sem Blindagem: é o mais usado actualmente tanto em redes domésticas quanto em grandes redes industriais devido ao fácil manuseio, instalação, permitindo taxas de transmissão de até 100 Mbps com a utilização do cabo CAT 5e; é o mais barato para distâncias de até 100 metros; Para distâncias maiores emprega-se cabos de fibra óptica. Sua estrutura é de quatro pares de fios entrelaçados e revestidos por uma capa de PVC. Pela falta de blindagem este tipo de cabo não é recomendado ser instalado próximo a equipamentos que possam gerar campos magnéticos (fios de rede eléctrica, motores, inversores de frequência) e também não podem ficar em ambientes com humidade.


Shielded Twisted Pair - STP ou Par Trançado Blindado (cabo com blindagem): É semelhante ao UTP. A diferença é que possui uma blindagem feita com a malha metálica em cada par. É recomendado para ambientes com interferência electromagnética acentuada. Por causa de sua blindagem especial em cada par acaba possuindo um custo mais elevado. Caso o ambiente possua umidade, grande interferência electromagnética, distâncias acima de 100 metros ou exposto directamente ao sol ainda é aconselhável o uso de cabos de fibra óptica.


 

Cabos Opticos estão relacionados com Os Cabos pares entrançados:
Cabos ópticos:

A fibra óptica é um pedaço de vidro ou de materiais poliméricos com capacidade de transmitir luz. Tal filamento pode apresentar diâmetros variáveis, dependendo da aplicação, indo desde diâmetros ínfimos, da ordem de micrômetros (mais finos que um fio de cabelo) 1 até vários milímetros.