Translate

terça-feira, 25 de março de 2014

-Dispositivos de interligação de Redes

Dispositivos de interligação de redes
Repetidor

O repetidor é um equipamento utilizado para interligação de redes, pois eles amplificam e regeneram electricamente os sinais transmitidos no meio físico.
Os repetidores actuam na camada física (Modelo OSI), recebem todos os pacotes de cada uma das redes que ele interliga e os repete nas demais redes sem realizar qualquer tipo de tratamento sobre os mesmos.

Não podemos usar muitos deste repetidor em uma rede local, pois degeneram o sinal no domínio digital e causam problemas de sincronismo entre as interfaces de rede.
Repetidores são utilizados para estender a transmissão de ondas de rádio, por exemplo, redes wireless e telemóvel.

Hub
HUB ou Concentrador, é a parte central de conexão de uma rede. Muito usado no começo das redes de computadores ele é o dispositivo activo que concentra a ligação entre diversos computadores que estão em uma Rede de área local ou LAN. Trabalha na camada física do modelo OSI, ou seja, só consegue encaminhar bits.

Apesar de sua topologia física ser em estrela, a lógica é comparada a uma topologia em barramento por não conseguir identificar os computadores em rede pelos endereços IP.


Os diversos tipos de Hub:       

Hub activo

Um hub activo precisa estar ligado a uma tomada eléctrica, pois necessita de energia para amplificar o sinal que chega a uma porta antes de passá-lo para as outras portas.

Hub passivo

Um hub passivo serve apenas de ponto de conexão física. Ele não manipula ou verifica o tráfego que o cruza. Não reforça ou limpa o sinal. Um hub passivo é usado somente para compartilhar os meios físicos. Desta maneira, o hub passivo não necessita de energia eléctrica.

Switch

Um switch é um dispositivo utilizado em redes de computadores para reencaminhar frames entre os diversos nós. Possuem portas, assim como os concentradores (hubs) e a principal diferença entre o comutador e o concentrador.

É o comutador que segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre pacotes de segmentos diferente ao contrário dos concentradores, cujas portas partilham o mesmo domínio de colisão.



 Router

Router  é um equipamento usado para fazer a comutação de protocolos, a comunicação entre diferentes redes de computadores provendo a comunicação entre computadores distantes entre si.


Routers são dispositivos que operam na camada 3 do modelo OSI de referência. A principal característica desses equipamentos é seleccionar a rota mais apropriada para repassar os pacotes recebidos. Ou seja, encaminhar os pacotes para o melhor caminho disponível para um determinado destino.

Sem comentários:

Enviar um comentário